03 maio 2017

Das práticas #1


Se eu tentasse definir o elemento principal do comportamento do Psiconauta, o resumiria em simplicidade. Não apenas ao que concerne à teoria e à prática, mas simplicidade em termos de visão espiritual. Sem grandes ilusões de iluminação ou grandeza de ego; reduzir as práticas ao menor denominador comum, que seja funcional em nível de experimentação, parece ser o fundamental.

Dentro deste viés, tenho realizado pequenas práticas para o estímulo (ou abertura) da região do "terceiro olho", se nos permitimos usar um nome mais místico. Esta região, na verdade, cobre as 10ª e 11ª áreas mapeadas no cérebro, de acordo com Broadmann.

Estas são regiões muito importantes do cérebro humano, relacionadas às capacidades de emitir juízos, força de vontade, sociabilidade, decisões éticas, morais e racionalização.

Não é muito difícil perceber o quão fundamental é desenvolver estas habilidades. Mas, tratando em termos mais "magísticos", a obsessão em torno do "terceiro olho", região em que estaria localizado o 6º Chakra, chamado de Ajna, dá-se pelo que se acreditaria ser a capacidade de desenvolver uma visão espiritual, ou seja, a habilidade de enxergar além do mundo material, por alguns chamada de clarividência.

Voltando à concepção Psiconauta, simplificando as coisas e tentando manter uma postura menos fantasiosa, o terceiro olho aumenta nossa capacidade de visualização, que é quando intentamos projetar imagens mentais sobre a realidade material. Assim, podemos enxergar um círculo em uma parede branca, por exemplo, a partir de nossa vontade. Esta habilidade é muito necessária para algumas práticas mais avançadas, que exigem a concentração e forte visualização por parte do experimentador.



Em termos práticos, durante o exercício a sensação é muito interessante, como se o sangue irrigasse fortemente para a região da testa e fosse possível sentir a veias pulsando ali. Algum efeito, ao menos em um sentido biológico, pode ser comprovado. Os resultados, quanto à capacidade de visualização, virão com o tempo.

x x x

Uma versão de "terceiro olho", do personagem Hiei, no anime Yu Yu Hakusho. Na animação, o personagem se submete a uma cruel "cirurgia espiritual" para ter o olho aberto. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário