09 julho 2020

O gosto dos outros

Muitas vezes acho difícil dizer sobre o que trata um filme. É mais fácil falar sobre o que ele me fez pensar. No caso de O gosto dos outros (França, 2000), ficou em minha mente uma espécie de "relação de poder" estabelecida entre o patrão e os seus subalternos, no que diz respeito aos sentimentos de cada um. O industrialista rico passa por uma desilusão amorosa e durante o processo de amargar sua dor os seus dois empregados mais próximos, o segurança e o motorista, são obrigados - pelo emprego - a estar junto dele, mesmo tendo os seus próprios problemas para digerir. O motorista, por exemplo, acaba de passar por um rompimento com a namorada. Em certo momento da trama tenta compartilhar isso com o patrão, vendo que ele também não está bem. O patrão não tem interesse em ouvir. E a falta de interesse não parece arrogância ou soberba motivada pela posição social. É apenas um homem magoado que quer ficar em silêncio. Ele não parece uma pessoa que poderia ser considerada "ruim", não despreza os empregados, mas o que marca é a posição daquele que pode escolher ficar em silêncio e que pode escolher ser ouvido. Se, em certo momento, o patrão decidisse compartilhar seus sentimentos com algum dos empregados - com o mesmo motorista, talvez - é muito improvável que alguém se negasse a ouvir, não por interesse real em suas angústias, mas pela imposição da posição de empregado. 

Enfim, independente da índole das pessoas envolvidas, minha sensação é a de que as sutis camadas sobrepostas pela posição social delimitam os limites de expressão de todos os sujeitos. O compartilhar de experiências e sensações são desenhados balizados pela posição social, e provavelmente seriam muito diferentes se as posições fossem invertidas, ou se existissem de maneira diferente.  
sentimentos

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