27 outubro 2010

Rir ou temer

Ligo a televisão à noite, depois da rotina, e a programação não é novidade; horário eleitoral. Confesso que, no primeiro turno, gostava de assistir. Divertia-me bastante com os exóticos candidatos a deputado distrital e federal que apareceram. Às vezes me dava ao luxo de dar uma espiada nos canais de outras regiões e pude conhecer outras figuras, de MG, SP, GO, etc. Assisti às propagandas do Tiririca.

No segundo turno as coisas mudam, ficam mais sérias. O horário político perde a graça. Aqui temos propaganda para governador, também. Nada de novo; o ridículo a que a senhora Roriz - o nome Weslian aparece minúsculo na propaganda, acima do imenso RORIZ - se expõe é tão absurdo que nos dá a impressão de que os assessores de sua campanha são pagos pelo adversário PTista. Detalhe: ela só apareceu em um debate onde, deliberadamente, auto-humilhou-se. Depois disso Agnelo tem participado de "debates-solo".

Agora o temor. Tive medo quando assisti à propaganda de Serra. Não pela presença do mesmo, ou de seus discursos já bastante conhecidos. Temi ao perceber que vivemos em uma nação onde uma parcela tenebrosa da sociedade, os evangélicos, tem uma imensa influência. Serra não se contenta em apresentar um pastor dando um discurso a seu favor. Não! Ele utiliza DOIS no mesmo programa. O primeiro, uma figura que nunca vi, talvez conhecido por alguém de outras regiões brasileiras. O segundo - eis o ápice do medo - era o Sr. Silas Malafaia. Um dos sujeitos mais reacionários, fundamentalistas, grosseiros, aproveitadores que esse país já teve o desprazer de conhecer. É interessante saber o que Malafaia diz a respeito de seu apoio a Serra:

"Minhas defesas políticas são pessoais. Eu falo em meu nome. Como cidadão tenho direito de apoiar quem eu quero. Mas você tem outros interesses, você tem medo do (José) Serra ganhar. Que Deus tenha misericórdia de você!"

A afirmação de Malafaia é dirigida ao bispo Edir Macedo, que declarou seu apoio à Dilma, mas é claro que, no cérebro pentecostal-sociopata de Malafaia, se aplica a qualquer cidadão que não vote em Serra. Deus tenha piedade de todos aqueles que votarem no PT, pois Ele está com o candidato tucano.


Chegamos a um ponto delicado de nossa história, em que percebemos uma inquisição moral protestante se erguendo a cada dia. Rir diante do ridículo dos fatos ou temer pelo nosso futuro? Não cheguei a uma conclusão...

Um comentário: